sábado, 10 de março de 2012

Boa forma física




Olá meninas! Como sabem é de cedo que começam os preparativos para o verão. Assim aqui começa a nova rubrica que vos vai dar dicas exclusivas e regulares para que estejam fabulosas quando este começar!
 Uma boa forma física, não passa só pela prática regular de exercício, conta muito a alimentação que fazemos e a dieta saudável que adoptamos, assim nada melhor do que adoptar a dieta que diz muito sobre os portugueses e que no geral é bastante saudável: a dieta mediterrânica ( rica em vegetais e vitaminas, rica em gorduras saudáveis, etc).
No entanto, a boa forma física acrescentará ainda boas soluções para que estejam perfeitas da cabeça aos pés, inclusive no tratamento e cuidado da pele, por exemplo.
Hoje vou falar sobre a roda/pirâmide dos alimentos e quais os alimentos que devemos optar para seguir uma dieta saudável. De cada vez, darei o exemplo de uma receita simples, prática e funcional que passará pelo pequeno-almoço, lanche, almoço, jantar, ceia, sobremesa, entradas,...



A roda dos alimentos diz-vos muito sobre quais as opções que devem tomar no que toca a uma alimentação saudável. 
Comecemos por analisá-la:
- Primeiramente devem ter em conta que os cereais e derivados são a base da vossa alimentação, pois são os que vos fornecem energia directa para as actividades diárias, no entanto é de referir que devem ser os vegetais (hortaliças e frutas) a ocupar grande parte da vossa alimentação. Assim, Uma boa dieta é tanto melhor quanto mais vegetais e variedade destes entrarem no plano. E então de seguida deve-se ter em atenção aos cereais e derivados.
- A ocupar o quarto lugar vêm os lacticínios e derivados que vos fornecem uma boa dosagem de cálcio para que mantenham os vossos ossos saudáveis e fortes.
- Somente em quinto lugar aparecem as proteínas, assim evitem consumi-las em grandes quantidades.
- Seguem-se as leguminosas que vos fornecem boas dosagens de energia, cálcio,...
- Por último, aparecem as gorduras, sal, açúcares que devem ser evitados tantas vezes quanto possível, ou ingeridos segundo quantidades restritas.
- E a base da nossa existência: a água que assegura uma boa hidratação corporal!

Fiquem por aí, que a continuação há-de surgir!
StyleDream

Sem comentários: